A Voz do Doente

Compreender a Dor Neuropática Relacionada com o Cancro através dos doentes

Este projeto é uma colaboração da Grünenthal GmbH com um conjunto de parceiros do setor da saúde com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a dor neuropática relacionada com o cancro através da recolha de informações de doentes em 13 países europeus. Os resultados vão ser usados para discutir medidas de melhoria da gestão da dor neuropática relacionada com o cancro.

A dor neuropática é um efeito secundário comum do cancro e dos seus tratamentos. Um efeito que por vezes persiste e se mantém para lá destes, podendo ter um enorme impacto na vida dos doentes.
Um novo questionário online está a recolher a perspetiva dos doentes sobre esta dor, procurando compreender melhor as suas necessidades, dando-lhes uma VOZ.

Os tratamentos oncológicos atuais são mais eficazes do que nunca, e como resultado, os doentes vivem mais anos e o número de sobreviventes de cancro aumentou significativamente. Esta é uma tendência que nos deixa otimistas, no entanto, sabemos também que muitos dos sobreviventes oncológicos vivem com dor neuropática relacionada com o cancro. Esta condição, infelizmente comum, pode estar relacionada com a doença oncológica em si ou com os seus tratamentos, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, e tem um impacto negativo significativo na vida dos doentes oncológicos e sobreviventes de cancro1. É por isso que a Grünenthal GmbH decidiu colaborar com um conjunto de parceiros do sector da saúde de forma a promover um questionário online com o objectivo de dar voz aos doentes com dor neuropática relacionada com o cancro.

“Este questionário dá-nos a possibilidade de expressar as nossas opiniões,
permitindo que as vozes dos sobreviventes de cancro que sofrem com dor
neuropática, possam ser ouvidas para que a nossa condição possa ser
melhorada”

Joop van Griensven, Presidente da Pain Alliance Europe

Este questionário foi elaborado por uma equipa europeia multidisciplinar que incluiu representantes de organizações de doentes, médicos oncologistas, médicos especialistas em dor e enfermeiros, e tem como objectivo recolher a perspetiva dos doentes com mais de 18 anos e diagnóstico de dor neuropática relacionada com o cancro.

Foi lançado em 13 países europeus mantendo-se aberto até ao dia 18 de Abril.

Os resultados do questionário serão apresentados em Maio deste ano, e irão servir de suporte e fomentar a discussão desta temática entre profissionais de saúde e decisores políticos a nível europeu, com o objectivo de desenvolver recomendações com vista à melhoria da gestão da dor neuropática relacionada com o cancro.

O questionário online demora cerca de 15 min a ser respondido, se sofre de dor neuropática relacionada com o cancro participe aqui: http://bit.ly/PatientsVoiceinCRPN

O Cancro é um dos 5 domínios das Missões de Investigação e Inovação da União Europeia.  Estas missões são um elemento chave da estrutura do programa Horizonte Europa e têm como objectivo a resolução de alguns dos principais problemas e desafios do mundo atual. Neste contexto, no passado dia 4 de Fevereiro de 2021 a Comissão Europeia apresentou o seu plano de combate ao cancro, Beating EU Cancer Plan, com o objectivo de construção de sistemas de saúde para o tratamento do cancro que sejam mais resilientes, efetivos e acessíveis.

O envolvimento da Grünenthal GmbH neste questionário online sobre dor neuropática relacionada com o cancro está dentro da iniciativa CHANGE PAIN. Iniciativa esta que procura despertar e sensibilizar para os unmet needs  na gestão da dor e promover a educação e formação nesta área, de forma a melhorar os outcomes dos doentes com dor.

Na Grünenthal GmbH ao dar-mos Voz aos doentes e integrando as suas perspetivas no processo de investigação e desenvolvimento, procuramos continuar a caminhar para a nossa visão de um mundo sem dor.

Para mais informações sobre o questionário clique aqui

  1. Edwards HL, Mulvey MR, Bennett MI. Cancer-Related Neuropathic Pain. Cancers 2019;11.